segunda-feira, 23 de julho de 2012

Com superprodução, novo clipe da Fresno vira fenômeno na internet




Lançado nesta terça-feira, o clipe da música "Infinito", da banda Fresno, já somava pouco mais de 50 mil visualizações no Youtube depois de 11 horas no ar. Com uma superprodução, uma antiga ideia e orçamento incalculável, o vídeo foi dirigido pelo carioca Daniel Ferro, que, assim como o vocalista Lucas Silveira, espera que o novo trabalho faça os artistas brasileiros voltarem a inovar em seus clipes.
"Hoje, qualquer um com 500 reais consegue fazer um vídeo. Isso é legal, mas o pessoal se acomodou, não fazem mais clipes antológicos como nos anos 80", recordou o diretor ao SRZD. "Só a vontade de fazer um clipe ambicioso já é mérito para a Fresno", completou, comemorando a oportunidade de estar no projeto, que foi especialmente marcante para Lucas.
"É a realização de um sonho. E através da correria que fizemos para realizá-lo de maneira coletiva, conseguimos, de certa maneira, revitalizar uma coisa que é o negócio de se investir em videoclipes", afirmou o cantor em entrevista à reportagem.
O vídeo, que conta até com cenas inéditas do espaço, começou a ser produzido há quatro meses, após Lucas, que é amigo de Daniel, entrar em contato com o diretor propondo algo surreal a princípio. "Ele ligou dizendo 'cara, tenho uma ideia de um milhão de dólares!'. Eu falei que não tínhamos nem um por cento", contou aos risos.
O projeto saiu do papel por menos que isso, apesar de não terem calculado exatamente quanto foi gasto. Após desentendimentos com a antiga gravadora, a banda Fresno voltou ao cenário independente no final do ano passado. "Infinito", então, teve que ser financiado pelo próprio Lucas e os demais integrantes.
"Não sei precisar, de verdade, mas passou de 10 a 15 vezes o orçamento de um clipe comum que costumo fazer", garantiu Daniel, responsável pela direção de clipes de grupos como NX Zero e Strike, além de DVDs do Jota Quest e Luan Santana.
"Muito mais do que dinheiro, é preciso estar munido de criatividade para lidar com as limitações. 80% do que gastamos foi investido no aluguel de câmeras de cinema para dar essa cara grandiosa ao clipe", revelou Lucas, que apontou a nova fase como decisiva para a realização do trabalho. "Sem dúvida foi crucial, pois não sei se conseguiria convencer uma gravadora de que valeria a pena. Eles têm uma visão mais comercial, ao passo que nós vemos as coisas sempre mais pelo viés artístico", disse.
Segundo Ferro, pelo menos 30 pessoas estavam envolvidas diretamente na produção do vídeo, que chegou a entrar na lista dos assuntos mais falados do Twitter durante esta quarta-feira. "É muito louco, seis minutos depois que o perfil da banda tuitou o primeiro anúncio, tinha três mil retuítes. Nunca tinha visto isso na minha vida", comemorou ele. Para Lucas, no entanto, a repercussão não foi surpresa.
"Eu realmente pensei esse clipe de uma maneira que fosse bastante chamativo, inclusive para aqueles que não são necessariamente fãs da minha banda. Tudo é cuidadosamente pensado para causar empatia, envolvimento e, sim, muito buzz em torno da nossa música", declarou.

0 comentários: